08.08.2013
Projeto Amarte promove visita ao Jardim Botânico

Na última sexta feira, 2 de agosto, a Amarte promoveu a todos os alunos envolvidos nas oficinas de artes plásticas uma visita ao Parque Jardim Botânico. O passeio, idealizado pela professora de artes plásticas, Fran Junqueira, teve como objetivo estimular a relação das crianças com um espaço não-urbano. A proposta consistiu em apresentar novos olhares sobre o ambiente à volta dos alunos, trabalhando a sensibilidade a partir do contato direto com a natureza.

 

O parque, criado há mais de 200 anos por Dom João VI, desponta como uma das mais belas áreas verdes bem preservadas do Rio de Janeiro, e é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Lá, as crianças puderam desbravar o caminho da Mata Atlântica, visitar o orquidário e contemplar as vitórias-régias e ninféias do Lago Frei Leandro, aonde fizeram o trabalho de observação.

 

No final da visita, os pequenos artistas ainda puderam contemplar a exposição do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, "Gênesis", que reúne mais de 200 imagens fantásticas em ambientes naturais não explorados pelo homem. Entre as obras, montanhas, desertos, mares, animais e povos que, de alguma forma, escaparam das marcas da sociedade moderna, podem ser vistas de uma forma diferente através das lentes de Sebastião.

 

A visita pelo Jardim Botânico integra uma série de atividades extra-curriculares que vêm sendo desenvolvidas e oferecidas aos alunos do projeto como forma de potencializar a produção subjetiva nas mais diversas esferas artísticas, contribuindo para a formação intelectual e humana, para além das garantias sociais já contempladas pelo projeto.

 

Share
06.05.2013
Auto da Camisinha

Regionalismo, sexualidade e educação. Nessa ultima sexta feira, a peça O Auto da Camisinha passou pelo Espaço AMAR em Caxias ao ritmo de funk, animando muitas crianças e adolescentes com versos divertidos inspirados no cordel e na levada do repente. Visando alertar para os riscos das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente para Aids, os diálogos são construídos de forma bem acessível e sincera com a realidade da juventude carioca e brasileira. A peça é realizada pelo Grupo de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias, com direção de Guedes Ferraz. Nossa equipe da Burburinho esteve lá para registrar o momento.

Share
29.04.2013
Você já ouviu falar no projeto AMARTE?

AMARTE é um projeto desenvolvido pela Associação Beneficente AMAR, que se constrói a partir da realização de quatro oficinas: teatro, dança, violão e artes plásticas. Todos esses cursos visam criar um espaço de diálogo, influência criativa e transformação, além de promover visitas a teatros, museus, casas de show, entre outros equipamentos, democratizando seus acessos com ocupações culturais. Nesse sentido, o AMARTE tem como eixo central de suas ações o desenvolvimento da criatividade e da atitude participativa das crianças através da sensibilização artística educacional.  

 

Com a pretensão de atender a pelo menos 250 crianças e adolescentes dos bairros de Grajaú (RJ) e Cidade Nova (Duque de Caxias), o projeto é patrocinado pela Rexam e conta com a gestão e produção executiva do Burburinho Cultural.

Share
PRÓXIMO
ANTERIOR