RIO SOM E CENA | Todos para a Sala!

RIO SOM E CENA | Todos para a Sala!2019-06-17T20:09:56-03:00

Project Description

MÚSICA / Residência Artística

Sala Baden Powell

RIO SOM E CENA é o projeto de residência artística que ocupa durante  24 meses a Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro através do qual é realizada a programação deste espaço desde abril de 2012. Trata-se de uma  temporada de atividades culturais diversas, tendo a música como protagonista. O foco no fortalecimento da Sala como um equipamento cultural dinâmico e com uma programação diversa: espetáculos musicais de  gêneros variados, música clássica, popular, música de câmara, grandes  formações. O teatro musical também está presente em grande parte da  programação.

Além disso, a temporada também abre espaço para oficinas de  música para jovens e idosos, através de uma atividade mensal,  chamada “musiqueduque”.

Confrontamos o cenário musical do Rio antigo com o Rio contemporâneo, dialogando com o público que predomina na Sala – o idoso – e buscando formar plateias jovens para a Sala. A ocupação alterna séries de  shows com pequenas temporadas de musicais, fortalecendo o ritmo ascendente desses tipos de espetáculos no cenário cultural carioca.

Ao longo da temporada, trabalhamos com figuras icônicas da música nacional, dando destaque para os centenários e datas comemorativas relacionadas a importantes artistas da cultura nacional, como  Luiz Gonzaga, Jorge Amado e Nelson Rodrigues. São os nossos ídolos de hoje e sempre, que tiveram, inclusive, papel fundamental na  identidade atribuída ao bairro de Copacabana, onde a Sala Baden Powell está localizada.

O principal objetivo do Rio Som e Cena é democratizar o acesso de  um público variado a uma programação diversa, consolidando a  Sala Baden como um equipamento cultural público de grande importância para a música carioca. O que se pretende é criar o hábito  do público de ir a Sala assistir concertos de música clássica – que  tem tido muito pouco espaço na cidade, assim como shows popu-  lares, oficinas, espetáculos multimídia e de multi-linguagem.

Em 2014, no nosso terceiro ano de ocupação artística na Sala Baden Powell, revitalizamos o espaço em multiuso. Após reforma, em outubro, uma nova Sala Municipal Baden Powell foi reaberta ao público em Copacabana, com show do  grupo Monobloco. Assim a Sala passa a oferecer outras atividades além dos  shows, tornando-se um espaço multiuso.

A iniciativa é uma parceria entre a Burburinho Cultural, a Prefeitura do Rio –  através da Secretaria Municipal de Cultura -, Clube do Cozinheiro, Tetra Filmes,  Music Box Brazil e Monobloco. Agora, além dos shows de quarta a domingo  no teatro de 470 lugares, a preços populares, a nova Sala Baden Powell também tem seu café/bar e foyer com atividades à disposição da cultura, a partir  de quarta a domingo, às 14h, com entrada franca mediante retirada de ticket  na bilheteria.

O café-bar no segundo piso fica a cargo do Clube do Cozinheiro, apresentando  cervejas artesanais e cafés especiais. Com direito a uma programação cultural  variada com música, performances teatrais e lançamentos de livros. Além de  explorar o espaço com aulas, cursos e noites de harmonização de bebidas.

Já o foyer, em todo o primeiro andar, passou a abrigar uma exposição  permanente do patrono Baden Powell, organizado pela diretora de  arte Mariana Machado. Na parede, TVs LED fazem o anúncio das at-  rações em looping, substituindo os antigos banners.

A Tetra Filmes se mantém como apoiadora do projeto de residência,  desde o seu início. A produtora de audiovisual é responsável por realizar as vinhetas sobre determinados shows que acontecem na Sala,  com entrevistas e originalidade, abastecendo assim o canal virtual  www.youtube.com/salabaden. Em parceria com o Music Box Brazil,  um canal de televisão por assinatura brasileiro, as vinhetas dos shows  passarão a integrar a programação da emissora em 2015.

A Sala Baden Powell funciona de quarta a domingo, das 14 às 22h.  Os shows acontecem de quarta a domingo com ingressos populares.

Vídeos